terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Cachoeira do Tabuleiro - MG



A Cachoeira do Tabuleiro está situada na serra do Espinhaço, no município de Conceição do Mato Dentro, em Minas gerais, a 180 km de Belo Horizonte.


É mais alta de Minas Gerais e a terceira maior do Brasil. São 273 metros de queda livre formada a partir de um paredão de beleza monumental



Na parte alta da cachoeira existem outras quedas e lagos e, na parte de baixo, existe um grande poço ladeado por imensos blocos de pedra, com 18 metros de profundidade. 



Para se chegar à cachoeira é preciso fazer uma caminhada de 1 hora e meia, andando boa parte pelo leito do rio, se for épocas de chuva a caminhada pode ser ainda mais difícil. 


Dependendo da época o volume de água é grande impressionando ainda mais. Já na época de estiagem, a cachoeira pode ficar com um volume de água pequeno, a água desaparece em meio a queda. 


É possível também fazer um passeio e chegar a cachoeira em sua parte alta, esta caminhada é mais demorada, mas muito bela, em cima da cachoeira tem o rio que forma diversas piscinas naturais. 


Conceição do Mato Dentro encontra-se a 168 km de Belo Horizonte. Saindo da capital pegar a MG 424 sentido Confins até Lagoa Santa, de onde se tem o acesso para a MG 10, até o distrito de Serra do Cipó, em Santana do Riacho. Deste ponto em diante deve-se seguir a MG-010 por mais 63 Km até Conceição do Mato Dentro. 

Localização por satélite 

Exibir mapa ampliado



Referencias: http://jp-lugaresfantasticos.blogspot.com.br/2012/02/cachoeira-do-tabuleiro-mg.html

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Ilhas Marieta e a praia escondida

Localizada na costa de Puerto Vallarta, no México, a praia escondida das Ilhas Marieta encanta. Além da beleza natural, o local oferece diversas opções de lazer como passeio de caiaque e mergulho.


Confira o vídeo promocional produzido pelo turismo das Ilhas Marieta:

Além de tudo isso, ainda tem nado com golfinhos, escalada, surf, eventos musicas à noite, jardim botânico aberto à visitação, tour histórico e vôo para conferir lá do alto as belezas do local. É ou não é apaixonante?
Se alguém aí já foi e quiser compartilhar conosco nos contando nos comentários como foi a experiência, ficaremos muito felizes.
Mais informações sobre o local você encontra acessando o site Marietas Islands Tour.
REFERENCIAS: http://www.pontodechegada.com.br/praia-escondida-nas-ilhas-marieta/
Post gentilmente cedido pela @PaulineCosta

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Conscientizar para Transformar.


A Educação é a base para o desenvolvimento de um país, pois através dela as pessoas têm conhecimento suficiente para exigir seus direitos e cumprir os seus deveres, ou seja, as pessoas têm condições de desempenhar o seu papel de cidadão. É a participação cidadã que surge como peça principal na solução dos problemas ambientais e na proposta de conviver em equilíbrio com a natureza. E a participação pode se dar nos mais diversos níveis, desde uma simples individual atitude consciente até uma grande união de todos por uma causa nobre! 
  A Educação Ambiental entra não somente como uma passagem de informações, mas também na aplicação dessas informações como forma de mudança de comportamentos e atitudes em relação aos problemas ambientais. Os alunos que serão os reais transmissores desses conhecimentos aos seus pais, vizinhos, amigos, enfim, como se fosse através de uma corrente. Assim o objetivo principal da educação ambiental é o fazer, é o agir para transformar através da conscientização.
Ou seja, a educação ambiental vem da emergência de uma nova percepção de mundo, uma forma íntegra de ler a realidade e atuar sobre ela através de uma visão mais crítica e humanitária, não podendo ser reduzida só a um departamento, uma disciplina ou um programa especifico. Daí a necessidade de ligar as estratégias da educação ambiental, contando com a ajuda dos professores das disciplinas básicas das escolas de primeiro e segundo graus, nos cotidianos dos alunos, podendo facilitar a prática da consciência de preservação na vida dos indivíduos.
Uma proposta de filosofia de vida que resgata nossos mais dignos valores. Ela parte de um princípio de respeito pela diversidade natural e cultural, e defende o acesso à informação e ao conhecimento. Visa modificar as relações entre a sociedade e a Natureza, a fim de melhorar a qualidade de vida, propondo a transformação do sistema produtivo e do consumismo em uma sociedade baseada na solidariedade, consciência e cooperação, ou seja, visando a justa distribuição de seus recursos entre todos.
Para viver nosso cotidiano de maneira mais sustentável e democrática, é necessária uma educação que repense velhas fórmulas de vida, propondo ações concretas para transformar da nossa casa, rua, bairro, enfim, comunidades, sejam elas no campo ou na cidade, na fábrica, na escola ou no escritório!

Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos e, esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores para o nosso planeta.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL É O COMEÇO PARA UMA NOVA GERAÇÃO.

LUANA FÁVARO, 17 ANOS, ESTUDANTE. 

sábado, 3 de novembro de 2012

Urubici - Santa Catarina

         A diversidade do relevo fez de Urubici "pássaro brilhante" no idioma xokleng, tribo que habitava a região que é um dos paraísos do turismo de aventura no país. Programas do gênero não faltam. Pode-se fazer descida de rapel nas cachoeiras e paredões, canoagem em um dos rios da região - há dezenas deles -, cavalgadas por caminhos deslumbrantes e caminhadas por trilhas com variados graus de dificuldade. 
Vista aérea do município  
  
A cidade oferece paisagens inesquecíveis como a vista da Pedra Furada a partir do Morro da Igreja ou cascatas como a do Avencal e a Véu de Noiva - duas entre nada menos que 82 quedas de água catalogadas no território do município.

Cachoeira Véu de noiva


Cachoeira do avencal Fica no Morro do Avencal, próximo às inscrições rupestres, na chegada a Urubici para quem vem de São Joaquim.




Uma vantagem de Urubici é que boa parte das atrações está na mesma direção, entre os 30 km que ligam o centro da cidade à lendária Serra do Corvo Branco.
É um passeio imperdível, cujo encanto não está apenas nas belezas da natureza, mas no contato próximo com os costumes do morador local.



Serra do Corvo

Serra do Corvo


Morro da Igreja

O Morro da Igreja é visita obrigatória para todo turista que vai para Urubici. Ali, em 1996 os termômetros registraram as temperaturas mais frias: 17.8°C negativos no termômetro e sensação térmica de 40ºC negativos, um recorde nacional. De cima do morro tem-se a vista mais tradicional da Pedra Furada
vista do Morro da igreja para a Pedra Furada


Mas além dela pode-se ver uma infinidade de tons de verde e, em dias claros e limpos, bem ao longe, também é possível avistar o litoral de Santa Catarina. Se for visitar o Morro da Igreja no inverno, leve bons agasalhos!
Por do sol visto do Morro da Igreja a 1826m



Dados Gerais
Área:
1.019,1 km²
População Urbana:
10.566 habitantes
Colonização:
Portuguesa, alemã, italiana, letã e africana
Fundação:
06 de dezembro de 1956
CEP:
88650-000

Pedra furada em um dia de inverno coberto pela neve



Dados Geográficos
Localização Geográfica:
Planalto Serrano
Latitude:
28º00'58" Sul
Longitude:
49º35'30" Oeste
Altitude:
915 m do nível do mar
Clima:
Subtropical, média de 16º C

Cachoeira dos Namorados



Visite Santa Catarina e conheça o Planalto Serrano!


Referencias:
https://blogger.googleusercontent.com/tracker/7669865621684368659-7237658433284441855?l=www.porquegeografia.com

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Balneário Piçarras


Localizado ao norte do litoral catarinense, BALNEÁRIO PIÇARRAS é privilegiado por possuir uma das mais belas orlas marítimas do estado, com 07 (sete) quilômetros de praia de águas calmas e duas belas ilhas (Ilha Feia e Ilhas Itacolomi).
Ilha Feia
Ilhas Itacolomi

O município tem como principais atrativos turísticos seus recursos naturais, com atenção especial para suas águas. A praia de BALNEÁRIO PIÇARRAS é considerada uma das mais limpas do Estado, possui balneabilidade em toda a orla marítima, sendo uma opção excelente para toda a família.

Praia Central


Contando com uma programação de verão repleta de eventos esportivos, culturais e musicais o balneário é também conhecido por promover um dos melhores carnavais do litoral norte de Santa Catarina. 
Carnaval



Contudo as atrações de BALNEÁRIO PIÇARRAS não se restringem ao verão. Em julho, acontece a FENAPI - Feira de Negócios e Atrações de Balneário Piçarras, que objetiva propagar a cultura regional. Shows culturais diversificados e uma grande exposição de produtos ligados ao mar dão brilho à festa
Fenapi


Todo final de ano, na região norte da praia os melhores pilotos do jet ski em ondas do planeta se reúnem em Balneário Piçarras, no litoral norte de Santa Catarina, para a decisão do 13º Campeonato Mundial de Freeride. A segunda etapa da competição foi encerrada esta semana nos Estados Unidos.
 Campeonato Mundial de Freeride
Falando um pouco da geografia do município podemos dizer que O município de Balneário Piçarras possui uma área de 85,4km² e está situado na meso-região Vale do Itajaí e faz parte da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí Açu - AMFRI.
Latitude (de Greenwich)                          26° 45' 50"
Longitude (de Greenwich)                       48° 40' 18"

foto aérea do município



Altitude

18 metros acima do nível do mar.

     Os limites geográficos do município são:

Norte      - Barra Velha.
Sul         - Penha.
Leste      - Oceano Atlântico.
Oeste     - Luiz Alves e Navegantes.

Praia central
     O relevo é constituído de planície litorânea com montanhas esparsas com altitude média de 30 metros.
     O clima do município, segundo Koeppen, classifica-se como mesotérmico úmido, com verão quente, estações bem definidas, apresentando uma temperatura média anual de 20°C e uma precipitação média anual de 1.500mm.
Temperatura máxima     40°
Temperatura mínima      10°
     Quanto a hidrografia, o município é banhado pelo Rio Piçarras, Rio Lagoa, Rio Novo e Rio Furado.
Baleia flagrada em Balneário Piçarras


Visite Balneário Piçarras!!! Um Mar de Feliz Cidade!!!


Referencias:

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

E Por que Geografia?

    Sempre que falo que curso geografia alguém pergunta isso pra mim, Mas e porquê Geografia? E não é tão simples de responder assim...
        Se você parar pra pensar que será uma escolha pra sua vida, você terá muitas dúvidas, mas se você imaginar que temos o poder de influenciar as pessoas para um mundo melhor, a escolha fica muito mais Fácil!

   Será quem depende mais? Nós do mundo ou o mundo de nós? Hein? Hein?...

   Ajude-nos a salvar o mundo!


    Como disse Paulo Freire ‘Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo’E com esse pensamento tenho o objetivo de fazer desse mundo um lugar melhor através das novas gerações...

      Para que paraísos como estes possam existir por muito tempo...
 Praia vermelha – Penha – Santa Catarina
                   


Cachoeira do Avencal – Urubici – Santa Catarina



Serra do Rio do Rastro em Santa Catarina.


   E você o que pensa sobre isso? Acha que o mundo pode continuar assim? Ou isso apenas questão de tempo? Mas me diz o que você tem feito para um mundo melhor? Essas e outras questões devem ser analisadas no dia a dia... Que herança queremos deixar para nossos descendentes? Eis a questão!